Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Altamiro Carrilho, entre tantos outros músicos, estão presentes na série “Sou Chorinho”, que estreia no Futura no dia 24 de setembro, domingo, às 10h.

Em cinco episódios, exibidos a cada semana, Sou Chorinho vai contar a origem, os instrumentos, a expansão pelo Brasil e a renovação de público desse estilo nascido no final do século XIX, no Rio de Janeiro. Além disso, 15 interprogramas abordarão o tema, indo ao ar espalhados pela grade, sendo três a cada episódio.

Confira os detalhes de Sou Chorinho:

Origem do Choro – 24/9

O primeiro episódio mostra a origem do choro, no Rio de Janeiro. Músicos e especialistas falam sobre nomes de expressão no choro como Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha, além do repertório e instrumentos utilizados pelos chorões.

INTERPROGRAMA 1 – CHORO MISCIGENADO

O pesquisador Sérgio Prata fala da mistura de raças que vai dar origem ao choro, nos salões imperiais e que se funde com o som que vem das senzalas, sendo um extrato da alma brasileira.

INTERPROGRAMA 2 – INSTITUTO JACOB DO BANDOLIM

O músico Bruno Rian, bandolinista, fala do surgimento e da importância do Instituto Jacob do Bandolim, como forma de organização e preservação da obra deixada por um dos maiores mestres do gênero.

INTERPROGRAMA 3 – PANDEIRO

No episódio o músico José Amaral explica a origem do instrumento que é uma espécie de bateria portátil no choro e permite, junto com o cavaquinho, a condução rítmica.

Musicalidade – partes 1 e 2 – 1 e 8/10

Dividido em dois episódios, o tema Musicalidade se destaca ao apresentar os instrumentos musicais, nuances, grupos de choro, características específicas do gênero, choro cantado, além de explicações dos especialistas sobre a sonoridade do ritmo.

Expansão do choro – 15/10

Vamos mostrar a proporção em que o choro atingiu, saindo do Rio de Janeiro e ganhando o Brasil e o mundo, por meio do rádio, TV, universidades, conservatórios, escolas de música, clubes de choro, teatros, parques nas cidades e em lugares inusitados.

Juventude no Choro – 22/10

O último episódio mostra jovens que estudam e desenvolvem o choro na sua vida musical, a inclusão das mulheres no choro e influências que inspiram a juventude a continuar tocando choro, além de perspectivas sobre o futuro do ritmo.

O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:

  • Globoplay – sinal aberto e gratuito
  • Net e Claro TV – 534 HD e 34
  • Sky – 434 HD e 34
  • Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
  • Oi TV – 35
  • O canal está disponível também em uma rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.