A partir de quarta-feira, 10 de abril, os usuários da plataforma de streaming Spcine Play terão o privilégio de mergulhar no universo cinematográfico feminino com a série “Como Elas Fazem“, dirigida pela renomada cineasta Tata Amaral. Composta por 8 episódios, a obra oferece aos espectadores uma visão única e inspiradora do processo criativo de diretoras brasileiras.

Os episódios serão disponibilizados semanalmente, todas as quartas-feiras, a partir da data de estreia. Com acesso gratuito, “Como Elas Fazem” promete proporcionar uma visão aprofundada das perspectivas e metodologias de algumas das diretoras mais influentes do Brasil. O elenco de entrevistadas inclui nomes como Caru Alves de Souza, Dainara Toffoli, Eliana Fonseca, Helena Ignez, Joyce Prado, Juh Almeida, Natara Ney e Olinda Yawar Tupinambá.

A série é uma colaboração entre a Tangerina Entretenimento e É Nóis na Fita, realizada através do ProAc 2021, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Além das entrevistas, os usuários da Spcine Play terão a oportunidade de assistir aos filmes de algumas das diretoras destacadas na série, enriquecendo ainda mais sua experiência cinematográfica.

Criada em 2016, a Spcine Play é a primeira plataforma de streaming pública do Brasil. Com uma programação selecionada e gratuita, são oferecidos ao público, entre filmes e séries, títulos que podem ser acessados de qualquer lugar do Brasil através do site e aplicativo para mobile e Smart TVs. No catálogo estão disponíveis raridades de grandes nomes do cinema brasileiro e títulos das principais mostras festivais de cinema de São Paulo.

Confira o cronograma: 

10/04 | 19h: Entrevista com Natara Nay (lançamento simultâneo com o canal do Youtube da Tangerina Entretenimento) | Filme disponível na Spcine Play: “Espero que esta te encontre e estejas bem”.

17/04 | 19h: Entrevista com a cineasta Helena Ignez | Filmes disponíveis na Spcine Play estão: “Canção de Baal”, “Feio, eu?”, “Poder dos Afetos”, “Ossos”, “Reinvenção da Rua”, “A Miss e o Dinossauro” e “Ralé”.

24/04 | 19h: Entrevista com Joyce Prado | Filmes disponíveis na Spcine Play: “Bênção, Madrinha Eunice! Matriarca do Samba de São Paulo”, “Adhemar Ferreira da Silva – Primeiro Ouro Negro Brasileiro” (co-dirigido com Wallace Robert), “Carolina Maria de Jesus – Do Barro Ao Bronze”, “Geraldo Filme – O Sambista do Largo da Banana”, “Itamar Assumpção – O Nego Dito Paulistano” e “Memórias em Bronze”.

01/05 | 19h: Entrevista com Juh Almeida

08/05 | 19h: Entrevista com Dainara Toffoli

15/05 | 19h: Entrevista com Olinda Yawar Tupinambá

22/05 | 19h: Entrevista com Eliana Fonseca

29/05 | 19h: Entrevista com Caru Alves | Filme disponível na Spcine Play: “De Menor”

Tata Amaral é uma influente cineasta brasileira, destacada por suas obras que enriquecem a cultura audiovisual do Brasil. Reconhecida por fazer parte da geração “A Primavera dos Curtas” nos anos 1980, ela foi uma das primeiras de sua época a dirigir longas-metragens durante a “Retomada do Cinema Brasileiro” nos anos 1990.

Seu filme de estreia, “Um Céu de Estrelas” (1996), foi exibido em festivais internacionais como Toronto e Berlim. “Antônia” (2006) foi o filme inaugural da mostra Generation 14Plus da Berlinale, enquanto “Sequestro Relâmpago” (2018) obteve grande audiência na TV Globo em 2019. Além de diretora, ela também produziu “De Menor” (2013) e coproduziu “Meu Nome é Bagdá” (2020), ambos dirigidos por Caru Alves de Souza.

A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.