Na próxima segunda-feira (03), estreará a nova novela do horário das 21 horas da Rede Globo. De autoria de Glória Perez, “A Força do Querer” abordará, dentre outros temas, o sereismo. Rita, personagem interpretada por Ísis Valverde, será uma adepta desse estilo de vida que vem ganhando notoriedade nos últimos tempos e que teve os primeiros registros na década de 90.

O site da emissora define a personagem da seguinte forma: “Rita é apaixonada por água. Assim como as sereias, ela adora sentir o fascínio que exerce sobre os homens”. Na trama, a moça se vestirá como as sereias, seres imaginários que despertam o fascínio de muitas pessoas.

Além do uso de caudas de sereias, os adeptos desse estilo de vida também praticam a apneia, que é uma técnica onde suspendem voluntariamente a respiração. Com isso, os praticantes podem nadar por dois minutos sem respirar sob a água. Porém, para isso é necessário realizar um curso com um professor de natação.

Mirella Ferraz foi a primeira pessoa a tornar-se uma profissional do sereismo no Brasil (não foi a Iara). “A sereia é livre e independente. Pode fazer o que quiser, nadar pelo mundo inteiro e conquistá-lo. Ser sereia não é um hobby, é uma atitude!”, disse ao blog Sereismo.

Mirella Ferraz

Mirella Ferraz, a primeira sereia do Brasil

Ao redor do mundo, existem vários clubes de recreação onde os visitantes podem vestir-se como esses personagens místicos. Britney Spears, Ivete Sangalo, Adriane Galisteu e Claudia Ohana são algumas personalidades que já mostraram seus momentos de diversão nesses estabelecimentos em suas redes sociais. A modelo Yasmin Brunet já disse acreditar nesses tipos de seres.

ivete sereia

Ivete Sangalo

adriane

Adriane Galisteu

Claudia Ohana

Claudia Ohana

Yasmin Brunet

Yasmin Brunet

Entretanto, o sereismo não trata-se apenas de colocar uma cauda e comportar-se como os seres lendários. Esse estilo de vida está cada vez mais disseminado no dia a dia de pessoas por todo o mundo. Essa moda também influencia o lazer, a estética (cabelos e maquiagens), vestuário e até a alimentação das pessoas consideradas as sereias urbanas.

Na década de 90,  os adeptos dos movimentos clubber e grunge usavam as cores do mar em roupas, acessórios e maquiagens. No início da década atual, artistas como Ke$ha e Azealia Banks começaram a usar os cabelos nas tonalidades azul e rosa. As vestimentas e os penteados utilizados por elas também remetiam ao mar.

Kesha

Kesha

Azealia Banks

Azealia Banks

Na moda, marcas como Louboutin e Versace já usaram o tema em seus produtos, com sapatos e roupas contendo estampas e elementos imitando escamas.

Taylor Swift com um look bem sereia no Grammy

Taylor Swift com um look bem sereia no Grammy

Sapatos Louboutin

Sapatos Louboutin

Versace

Versace

sereismo

E como não amar essas maquiagens que são verdadeiras obras de arte? Muito lindas!

sereia4

sereia sereia2 sereia3