Tudo

Paulo Roberto Amaral: por onde anda?

Saiba mais sobre o repórter por trás do meme viral "que Xou da Xuxa é esse?"
Xou da Xuxa / Show da Xuxa / Paulo Roberto Amaral Créditos: tvglobo / globoplay / Acervo da Ageimagem

Deu o que falar! Com o lançamento do novo documentário, viralizou na internet o vídeo de Paulo Roberto Amaral realizando a cobertura do ‘Xou da Xuxa‘. Muito se falou na Patrícia Veloso Martins, que roubou a cena ao defender os baixinhos que ficaram do lado de fora. Mas e o repórter? Eu conto!

Quem é ele?

Com mais de 30 anos na TV Globo, 16 como repórter, Paulo Roberto Amaral estava ainda no começo da carreira quando entrevistou a menina que desabafou diante das câmeras: “Que show da Xuxa é esse?”, Paulo acabou pegando carona no meme e gerou curiosidade.

Por onde anda?

Após anos de dedicação ao trabalho de repórter na Globo Rio, onde não apenas cobriu eventos importantes, mas também apresentou telejornais, Paulo foi transferido em maio de 2000 para São Paulo como executivo de jornalismo da emissora, e a partir daí trabalhou atrás das câmeras. Em 2016, decidiu seguir novos rumos e deixou a Globo, mas não se afastou do mundo da comunicação.

O que está fazendo?

Atualmente, Paulo é sócio da Ageimagem Comunicação, uma empresa de comunicação e marketing com unidades no Rio de Janeiro e São Paulo. Ele dirige projetos de produção de vídeos e podcasts voltados para TV e streaming. Um de seus mais recentes trabalhos é no programa “De Malas Prontas”, exibido semanalmente no SBT, que tem conquistado a audiência tanto na TV quanto nas plataformas digitais.

Em um depoimento sobre a viralização do meme, Paulo compartilha: “A internet, quando usada para entretenimento, é muito divertida. A fala da menina foi espontânea e, embora alguns achem que o beijo foi uma forma de chamar atenção, na verdade foi um momento que ocorreu após seu desabafo. O que muitos não sabem é que a entrevista foi resultado de um trabalho em equipe; nosso cinegrafista, Flavio Capitoni, percebeu a indignação da menina e decidimos abordá-la.” “É curioso ver um meme do passado. Com certeza a repercussão desse recorte da reportagem hoje foi muito maior do que quando ela foi exibida, em 1988, no Jornal Hoje“, finaliza.

Paulo revela ainda que entrevistar crianças é um desafio, mas a sinceridade e a força da menina brilharam na câmera, eternizando aquele momento que se transformou em um meme. E, como diria Sandra Annenberg, “que deselegante” seria não reconhecer a importância desse trabalho coletivo.

 

 

Compartilhamentos: