Nos últimos dias, foi comum ver alguns de nossos amigos nas redes sociais postarem fotos de um brinquedinho que cabe nas nossas mãos. Mas afinal de contas, o que é esse tal brinquedinho?

Conhecido como hand spinner (o nome verdadeiro é fidget spinner), o objeto giratório virou a nova mania mundial. Os diversos modelos do brinquedo possuem dois ou três pinos interligados por um rolamento no centro. Para manuseá-lo, o usuário segura o spinner pelo centro, que faz com que os pinos girem.

Spinning ToyAntistress Toy Sickle Shaped Alloy Hand Fidget Spinner

Criado em 1990 para as crianças e adolescentes, o hand spinner foi indicado para pessoas inquietas, com ansiedade, autismo e Transtorno de Atenção (TDA) e funcionaria como ferramenta para aliviar o estresse.

Nos últimos tempos, o objeto foi descoberto por vários celebridades como o jogador Ronaldinho Gaúcho e vem conquistando os brasileiros graças à internet. O craque do futebol chegou a lançar uma linha do brinquedinho, que chega a custar US$ 14.99 (R$ 49.58).

Apesar do sucesso, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) não indica o hand spinner para as crianças menores de 6 anos. De acordo com o Instituto, peças do brinquedo podem ser solta e engolidas pelas crianças. Além disso, o Corpo de Bombeiros da cidade de Varginha, em Minas Gerais, alertou que os dedos podem ficar presos nos rolamentos.

“Alguns destes produtos têm peças pequenas que se soltam, principalmente os que têm luzes e bateria. Crianças com idade inferior a 6 anos podem colocar na boca e engolir”, disse Milene Fonseca, técnica do Inmetro, ao G1. Por isso, os pais devem tomar cuidado. Se não tiver o selo do Instituto, não compre para seus filhos!

Se você achou que os spinners do Ronaldinho estão caros e não quer correr os riscos alertados pelo Inmetro, os youtubers estão ensinando como criar o seu próprio passatempo.