Realizada nos dias 22 e 23 de outubro de 2024, em São Paulo, a conferência Iguatemi Talks Fashion apresentou uma programação formada por expoentes da indústria da moda, design, diversidade, negócios, inovação e tendências, além de promover sessões de networking a fim de fomentar negócios, colaborações e conexões, que geram valor para os participantes.
Clique aqui para conferir os destaques do primeiro dia da conferência Iguatemi Talks Fashion.
O evento, proprietário da Iguatemi, chegou à 8ª edição em 2024, levando conhecimento, revelando novos talentos, criando experiências e inovando em uma indústria em plena transformação.
Ao longo dos anos, nomes como Anitta – na edição de estreia em 2016, Virgil Abloh (2017), Eva Chen e Noonoouri (2018) refletiram a visão do “Talks” em antecipar potenciais talentos, com uma curadoria vanguarda combinada a nomes consagrados como Amy Parris, Christian Louboutin, Dana Thomas, Dapper Dan, Ermenegildo Zegna, Gwyneth Paltrow, Karla Welch, Lauren Santo Domingo, Li Edelkoort, Marco Bizarri, Peter Marino, Remo Riffini e Robert L. Triefus confirmam a autoridade aliada ao novo, da Iguatemi. Mais de 6.000 pessoas participaram da conferência presencial Iguatemi Talks Fashion em 2023,
O segundo e último dia da 8ª edição do Iguatemi Talks Fashion, no JK Iguatemi SP, recebeu a renomada figurinista Mona May, costume designer de “Clueless” e “Romy and Michele’s High School Reunion”, compartilhando insights sobre sua carreira e o impacto da moda no cinema.
“Nasci na Índia, cresci em Berlim, estudei moda na Europa e, eventualmente, fui para Nova York e Los Angeles. Minha visão era diferente, e conquistar a confiança de Amy Heckerling, escritora, produtora e diretora americana, foi um passo muito importante. Quando Amy escreveu As Patricinhas de Beverly Hills, com personagens do mundo de High Fashion, eu queria realmente revolucionar, pois, na época, o estilo predominante era o grunge, e eu era a pessoa certa para o trabalho. Quando criei os figurinos do filme, quis que eles fossem ideais para mulheres e meninas, independentemente da época. Looks que, ao serem usados, empoderam e nos fazem sentir bem. Os figurinos do filme (1995) continuam sendo muito atuais, vemos muito desse estilo hoje, como no estilo preppy, por exemplo. Não queria que o filme ficasse datado, ter feito algo que, 30 anos depois, continua inspirando as pessoas, me enche de orgulho; foi um trabalho realmente incrível“, conta Mona.
Malu Borges, a influenciadora e mestre em métricas, promoveu um bate-papo sobre “Saindo da Caixa“, mediado por Mica Rocha, abordando a importância da criatividade e adaptação no mundo digital. “Desde que eu entrei na internet todo mundo que me acompanha sabe como eu sou, sabe do meu jeito e eu acho que nunca pensei em mudar isso, nunca me incomodei… o bom disso é que sou 100% eu, e isto traz verdade, transparência e facilita muito a minha interação com meus seguidores. Imagina criar um personagem todo dia, ou todo dia fazer algo que não estou tão feliz de fazer. E no meu caso eu amo muito o que faço“, definiu Malu Borges.
Logo em seguida, a medalhista Olímpica Rayssa Leal, friend of the house da Louis Vuitton, participou de uma conversa com a apresentadora e advogada Gabriela Prioli, discutindo suas experiências e o papel da moda no esporte. “Sempre gostei de me vestir bem e confortável, e minha mãe me influenciou bastante a gostar de moda. Até hoje ela me ajuda a escolher os looks! Eu sempre gostei da Louis Vuitton e foi uma honra ter sido escolhida para ser Friend of the House da marca“, declarou Rayssa.
O ator Cauã Reymond aproveitou o momento para falar sobre os desafios do rebranding na moda masculina, trazendo à tona as transformações e inovações necessárias no setor e, por fim, Livia contou como está alçando novos voos em sua carreira internacional, destacando sua trajetória e desafios enfrentados: “Me sinto extremamente lisonjeada em fechar essa 8° edição do Iguatemi Talks e contar mais sobre como é o processo que uso para os meus trabalhos, tanto em semanas de moda, quanto em projetos especiais. Falar também sobre o momento de internacionalização da minha carreira é uma forma de inspirar outras pessoas que querem tomar esse caminho“, concluiu Livia Nunes
No segundo dia do CUBO, os temas explorados foram: A internacionalização das marcas de beachwear brasileiras e a influência da música preta na moda brasileira.
Renato Thomaz, vice-presidente da Água de Coco, foi destaque falando com propriedade sobre as marcas brasileiras: “A Água de Coco vai fazer 40 anos ano que vem, então nós também sentimos uma mudança de comportamento de consumo. A Água de Coco nasceu como uma marca de beachwear, mas hoje nos posicionamos como uma marca de lifestyle, então hoje somos muito além do beachwear. Não adianta você se comunicar como uma marca de lifestyle e não ter um mix de produtos que acompanhe isso. O mercado internacional tem buscado história dentro das marcas, e eu acho que só fazer moda, só fazer roupa, não é mais suficiente“, comentou Renato Thomaz.
No bate papo com Kevin David, Aisha Mbkila e Van Nobre debateram sobre a importância e crescimento da música preta relacionado a moda, enquanto Dafne Evangelista apresentou as tendências de cabelo do Fashion Week, encerrando um dia rico em insights e trocas no universo fashion.
“A moda tem o poder de transformar olhares, construir novas pontes e transformar conexões mas principalmente de te dar acesso. Ela nos faz ser vistas da maneira que queremos ser reconhecidas e valorizadas“, sinalizou Barbara Brito.
Para mais fotos, curiosidades e destaques, confira a hashtag IguatemiTalksFashion