O vegetarianismo vem se tornando um hábito cada vez mais presente na vida das pessoas. Estima-se que até 2035 o mercado global de carnes vegetais tem potencial de atingir $370 bilhões. E, de acordo com pesquisa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) – conduzida pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) – em 2018 o Brasil contava com aproximadamente 30 milhões de pessoas vegetarianas, representando 14% da população nacional. Em 2023 esse número chegou aos 40 milhões, representando 20% dos brasileiros. Com o tema “Revolução Vegetariana”, a 32ª edição da São Paulo Restaurant Week, que teve início no último dia 19 de abril e segue até 19 de maio em mais de 160 estabelecimentos da capital paulista e da grande São Paulo, convida as casas participantes a também oferecer opções sem carne em seus menus do festival.

“Novas texturas, sabores e combinações ganham destaque, proporcionando uma experiência gastronômica que desafia os sentidos e expande os horizontes culinários. Este tema não é apenas uma celebração ao vegetarianismo, mas sim um convite à reflexão sobre nossas escolhas alimentares e o impacto que elas têm no mundo ao nosso redor”, diz o idealizador da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis.

O restaurante Tato Mar & Grelha, que já participa há algumas edições do festival, considera o tema bastante atual e importante para o setor gastronômico, já que o vegetarianismo está em constante crescimento também como nicho de mercado. “Seguindo o tema proposto, nesta edição serviremos um cuscuz marroquino com cogumelos, tomate seco, grão de bico e ervas frescas, oferecendo uma opção de prato saboroso sem carne e mantendo a nossa identidade e inspiração na culinária mediterrânea”, explica o chef Rafael Câmara.

Além disso, os consumidores da boa gastronomia também estão cada vez mais exigentes com a procedência e a qualidade nutricional dos insumos que consomem no dia a dia. “Nossos produtos são todos frescos. Não trabalhamos com congelados e o armazenamento é a vácuo, o que mantém o frescor por mais tempo. Para manter um fluxo de produtos, realizamos as compras de duas a três vezes por semana e mantemos os produtos para uso, no máximo, por três dias”, explica o chef do Tato Mar & Grelha, já acrescentando: “também trabalhamos com o acompanhamento de uma equipe de nutricionistas, que confere a qualidade dos produtos e a manipulação e higienização dos equipamentos e utensílios”.

Ação social

Além de estimular o mercado gastronômico, a São Paulo Restaurant Week também tem como um dos seus objetivos a transformação social. A cada menu vendido durante o festival, será estimulada a doação de R$2,00 para o Projeto Chef Aprendiz, que aposta na gastronomia como ferramenta para capacitar jovens entre 17 e 20 anos em situação de vulnerabilidade social.  A doação pode ser feita diretamente para a instituição através da chave-pix disponibilizada no cardápio em QR Code nas mesas dos restaurantes. Saiba mais sobre o projeto em:  chefaprendiz.com.br/sprw-doacao

 Serviço

32ª São Paulo Restaurant Week 

Data: 19 de abril a 19 de maio 

Saiba mais em: www.restaurantweek.com.br  e @restaurantweekbrasil

 Sobre a Restaurant Week

Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 17 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, o festival movimenta e aquece o mercado gastronômico em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas. 

 

Foto: Cuscuz marroquino é opção vegetariana do restaurante Tato Mar & Grelha para a 32ª São Paulo Restaurant Week. Crédito: Elias Gomes